quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mini cachorros-quentes de festa

Sabe aquele gostinho de festa de criança? Essa é receita ridículamente fácil, pode testar.

Mini cachorro-quente

Rendimento: bastante!! Uns cinquenta, sessenta pãezinhos

Ingredientes:

- 6 tomates (eu uso o italiano - em Fortaleza, tomate-cajá) picados
- 1 cebola e meia picadinha
- 5 dentes de alho
- 1 terço de um pimentão graúdo verde (se eu tenho de outras cores, também coloco)
- 1 caixa de 500 ml de extrato de tomate
- 1 caixa de creme de leite
- margarina para refogar
- sal a gosto
- dois pacotes de salsicha tradicional
- o quanto baste de mini cachorros-quentes (geramente bem fácil de achar - pra quem mora em Fortaleza, minha mãe quando vai fazer em grandes quantidades encomenda na padaria Glacê, na rua Osvaldo Cruz quase esquina com Santos Dumont)

Preparo:

Coloque as salsichas para cozinhar. Quando aparecerem umas listras nas salsichas, retire do fogo e escorra num escorredor de macarrão. Espere esfriar e corte em cubinhos. Reserve.
Esquente a margarina numa panela grande e coloque a cebola e o alho para refogar. Deixe por uns cinco minutos. Nessa hora, se você tem os seus temperos favoritos, caldos, realçador de sabor, pode colocar. Coloque o tomate e o pimentão picados e deixe soltar a água. Eles vão começar a murchar. Coloque o extrato de tomate e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Prove. Se você achar concentrado demais, pode colocar um pouco de água, mas não se preocupe ainda. Desligue o fogo e leve o molho ao liquidificador. (Eu particularmente gosto de comer com os pedacinhos de verdura, mas geralmente criança não e o gostinho de festa vem mesmo dessa batidinha, então vai com fé). Dessa vez eu coloquei cerca de três terços para bater e deixei ainda um pouquinho de verdura inteira. Volte ao fogo e coloque o creme de leite. Sem deixar ferver, coloque a salsicha e deixe cozinhe por uns dois minutinhos. Pronto. O molho fica melhor de um dia pro outro, mas se for rechear os pãezinhos no mesmo dia, deixe descansar por pelo menos duas horas.

Corte os quadrados de papel alumínio e embrulhe. Na hora de servir, esquente no forno.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Massa com Gorgonzola, espinafre e vinho branco do Pedro

Do livro de Pedro Asbeg:




"Parafuso para Nora
Massa com Gorgonzola, espinafre e vinho branco

Este é aqui é bastante leve e sutil (dependendo da quantidade de Gorgonzola usada), o que permite ter como acompanhamento tanto uma salada quanto uma sopa, dependendo da temperatura ambiente.
Nesse prato a malandragem está na preparação do molho. Como geralmente acontece como molhos cremosos, você ddeve estar sempre atento à quantidade de creme de leite.
Um ingrediente que sempre cai bem nesta rreceita são as castanhas-do-pará. Algumas pessoas preferem moer ou ralar as castanhas e fazer um molho mais grosso. Eu prefiro quebrá-las em pedacinhos pequenos e ter um molho crocante. De qualquer maneira, tenho certeza que você vai ter a chance de tentar ambas as opções. Então, boa sorte.
Synd at du ikke skjønner dette merkelige språket. Det er bare en måte å ha deg naer meg. Glad I deg. (bom, esse foi um "recado secreto" dedicando a receita para a Nora)

Tempo de preparo: 30 min
Redimento: 2 porções

Ingredientes:

300 g de massa parafuso (eu usei espaguete)
250 g de espinafre (eu não tinha tanto, foi uma pena, mas ficou bom mesmo assim)
200 g de gorgonzola
3 dentes de alho
1/2 cebola cortada em pedacinhos
4 dedos de vinho branco
1 pitada de noz-moscada
50 ml de creme de leite
sal e pimenta branca

Preparo:

1. Comece preparando o molho, já que é sempre bom que ele pegue gosto antes de ser servido. Frite a cebola por uns cinco minutos. Coloque o alho e frite até que esteja dourado.
2. Ponha o espinafre e deixe encolher na panela. Ponha um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Quando o espinafre começar a produzir um caldo próprio, derrame o vinho, tampe a panela e cozinhe por cinco minutos.
3. Ao mesmo tempo, numa panela menor e com o fogo baixo, derreta dois terços do Gorgonzola. Quando isso acontecer, ponha um pouco do creme de leite até encontrar um ponto homogêneo no molho. Se for usar a castanha ralada, este é o momento de misturá-la. Continue mexendo até achar uma boa consistência. O molho não deve ser muito ralo.
4. Derrame na panela com o espinafre e mexa gentilmente.
5. Enquanto os parafusos cozinham, deixe o molho aquecido com o menor fogo possível.
6. Escorra a massa, ponha um pouco de azeite e o resto do queijo. Misture bem e deixe que o queijo derreta com o calor dos parafusos. Se quiser tirar uma onda, use o suco de meio limão no macarrão antes de misturá-lo ao molho.
7. Usando a panela onde está o molho, ponha a massa, misture bem e, se ainda não fez, lance as castanhas quebradas em pedaços pequenos(eu estava sem). Ponha numa travessa e sirva imediatamente.

Obs.: Não substitua o vinho branco por tinto. O sabor é bem diferente. Confie e, se necessário, invista numa garrafa de vinho nacional. Não compre o da garrafa azul, mesmo que esteja mais barato. (achei essa dica ótima!!)"

Livro: Como impressionar sem fazer esforço - um livro de auto-ajuda na cozinha
autor: Pedro Asbeg
Editora: 7 Letras
2000

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sashimi de Saint-peter marinado.



Acabei de passar por uma situação engraçada. Um amigo aqui da agência ia receber convidados em casa e como – hoje - eu tinha mostrado o Trivial para ele, prontamente veio o pedido: "me dá aí uma receita simples para eu fazer já já". Isso em alto e bom som, pra todo mundo ouvir. Deu branco, mas eu não podia passar vergonha na frente de todos. Tic tac, tic tac. Ai, ai, ai, falso-aprendiz-de-cozinheiro-de-araque. Daí lembrei de algo que faço em casa e tirei um coelho, digo, um prato oriental da cartola.

Este é um prato é gostoso, de boa apresentação e TRIVIAL demais.

Dificuldade: fácil.

Serve 5 pessoas.

Ingredientes:

- 4 filés de saint-peter (peixe que substitui bem o robalo)
- 150 ml de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho de ostra (opcional)
- Cebolinha picada finamente
- 1 limão grande

OBS1: Os filés de saint peter têm um lado mais alto e outro mais fino. Prefira os que têm o lado mais alto bem alto, para que os sashimis fiquem larguinhos.

Modo de fazer:

Separe o lado mais baixo dos filés de peixe, guardando para fazer um grelhado ou um fumet (caldo) de peixe. Corte os lados mais altos perpendicularmente, com a faca ligeiramente inclinada na diagonal, fazendo sashimis bem finos - certa de 0,5 cm. Não sei se é o jeito correto de cortar, nunca fiz curso nenhum de cozinha, muito menos japonesa. Mas se você não vai servir este prato a um sushiman,
corte assim mesmo que fica legal.

Misture em uma tigela o shoyu, o suco do limão, o molho de ostras e mexa bem para dissolver este último, que tem uma consistência cremosa. Eu disse que é opcional porque não é tão fácil de achar em supermercados. Eu compro na Liberdade. Sem ele fica bom também, mas eu sinto falta quando não uso.

Coloque os sashimis arrumados em um prato, regue com o molho e jogue a cebolinha por cima, para decorar.

Volte para a geladeira e retire um pouco antes de servir, para que fique quase à temperatura ambiente.

Ah, não esqueça de comprar hashis.

* Sólon, bom jantar. Espero que dê certo.

OBS2: Também sugeri uma outra entradinha – Cream Cheese com calda caramelada de pimentão amarelo.

OBS3: Dizem que o Saint Peter é a nossa conhecida Tilápia. Parece que deram um nome mais pomposo e o peixe cresceu na avaliação do pessoal aqui no sudeste e sul. Só para constar.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Tartar de salmão em calda de maracujá e laranja com chantilly de wasabi.



Sempre gosto de receber gente em casa. Faço isso com freqüência e é um ótimo pretexto para cozinhar. Enquanto não me adentro no mundo das sobremesas, tento entreter nossas vítimas com entradinhas e pratos principais.

De tanto provar o tartar de salmão em vários restaurantes e tentar decifrar o que havia em cada um deles, resolvi fazer o meu próprio. Uma pesquisa aqui, outra acolá, fui adicionando ou adaptando receitas até chegar à minha versão. Se um dia a gente tiver um restaurante, vai estar no cardápio.

Segue mais uma receitinha NEM TANTO para vocês.

Dificuldade: média.

Ingredientes:

- 300 g de filé de salmão fresco
- ¼ de cebola cortada em cubinhos BEM pequenos
- 1 colher de sopa de Dill picado
- Cebolinha francesa
- 1/2 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de chá rasa de sementes de papoula
- 1 colher de chá de gergelim preto
- 200 ml de creme de leite fresco (aqui, usei o pasteurizado)
- Suco de ½ limão
- Suco de 1 maracujá
- Suco de 1 laranja
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Wasabi a gosto
- Sal a gosto

Modo de fazer:

Corte o salmão em cubinhos. Pique a cebola em pedaços muito pequenos (ela deve temperar, mas sem ficar em evidência) e coloque em um pouco de água morna para tirar a acidez. Pique bem o dill e a cebolinha. Junte com a cebola já escorrida, o salmão, a mostarda, as sementes de papoula e misture bem com uma colher. Cubra com um plástico filme e volte para a geladeira, para não estragar. Um pouco antes de servir, retire da geladeira para que fique quase à temperatura ambiente, acrescente o suco de limão e misture bem. Colocar o limão só no final para que ele não cozinhe demais o peixe. Prove e corrija o sal se precisar.

Em um outro recipiente, coloque o creme de leite fresco e um pouco de wasabi e bata com um fouet ou batedor de claras, até que fique bem consistente. Parece mágica, você se sente bem ao realizar esta alquimia, mas cansa. Quem tiver um mixer, pode fazer nele.

Colocar em uma panela a mistura dos sucos de maracujá, laranja e açúcar e deixar reduzir, baixando o fogo assim que ferver. Quando estiver bem espesso, quase caramelizando, desligue o fogo.
CUIDADO: vigie bem para não queimar.

Colocar em um anel de molde (ou dentro de uma embalagem de margarina e depois vire) para firmar no prato. Jogar um pouco de sementes de gergelim sobre o tartar e regar com um pouco da calda - menos do que na foto abaixo, foi um ligeiro descuido. Ao lado, coloque o chantilly de wasabi, moldando com a ajuda de uma colher grande. Sirva com blínis ou umas torradinhas bem fininhas.



Um bom começo para o seu jantar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Coxinhas de Frango Caramelizadas no Shoyu

Essa vai especialmente para meus amigos de Fortaleza, Alex e Deubia. É uma receitinha bem gostosa, do tipo TRIVIAL. Eles batizaram carinhosamente esta marinada de “melequinha do Leo” (antes estava postado como "gororoba", mas o meu amigo Maranhão corrigiu prontamente). Eu preferi dar um nome diferente na tentativa de dar mais respeito prato. Mas na boa, de tão simples, nem merece tanto. Chamem como quiser.

Não sei se vi esta receita em algum lugar. O fato é que, num dia qualquer, eu estava fazendo um churrasco em casa e fui colocando um monte de coisas numa panela e marinei o frango antes de colocar na grelha. E o resultado ficou ótimo.

Dificuldade: facílimo, até o Alex conseguiu fazer.

Ingredientes:

- 1 kg de coxinhas da asa de frango (drumetes)
- 300 ml de shoyu
- 1 lata de cerveja
- Mostarda
- 4 colheres de sopa de mel de abelha
- suco de 1 limão grande
- Pimenta do reino.

Modo de fazer:

Tempere as coxinhas descongeladas com pimenta do reino a gosto.
Misture em uma tigela o shoyu, umas 4 colheres de sopa de mostarda, o mel, o limão e mexa bastante. Acrescente a cerveja e mexa mais para dissolver completamente o mel. Depois jogue tudo por cima do frango em um recipiente fundo, de modo que cubra as coxinhas. Essas medidas não são “exatas”. Você pode colocar um pouco mais, ou menos, de acordo com o seu gosto.

Deixe marinar por 2 horas.



Agora é só retirar as coxinhas uma a uma e ir colocando na grelha, virando de vez em quando para assar por igual e regando cada coxinha com 1 colher do molho sempre que virar. Elas ficam salgadinhas, mas levemente adocicadas.



E bom churrasco.

Ps1: Você pode fazer essa receita no forno. É só colocar as asinhas numa assadeira e colocar um pouco do molho, sem cobrir, senão elas vão cozinhar em vez de assar. De vez em quando, dê uma viradinha nas asinhas e regue com o molho que já está na assadeira. Leva mais ou menos 45 minutos de forno alto para ficar pronto.

Ps2: Você também pode usar açúcar, Karo, melaço de cana...só não vale adoçante, que além de amargar, dá câncer (uma teoria minha, quase comprovada pela ciência).

Coelho Assado a la Dijonnaise

Bom, aqui é o Leo escrevendo e, finalmente, vou colocar aqui o meu primeiro post sobre comida. Vou começar com uma receita NEM TANTO.

Estamos no meio do carnaval e eu resolvi revisitar uma receita que fiz há tempos, ainda em Fortaleza. Inicialmente, fiz com frango (coxa e sobrecoxa), mas eu sou perfeccionista e queria testar a receita original, que vi no programa MENU CONFIANÇA.

Não é difícil de fazer, é só ter paciência pra preparar, pois é um prato meio lento, que envolve uma redução de caldos. Mas no fim, é uma delicia.

Dificuldade: Média.

Ingredientes
- Coelho -
- 01 coelho de 3 kg (eu usei apenas a coxa e a sobrecoxa)
- 01 cebola em cubos
- 01 cenoura em cubos
- 01 tomilho
- 01 bouquet garni (bouquet de ervas amarradas com uma linha para que não se espalhem pelo molho, apenas “emprestem” seus sabores – eu usei tomilho, alecriim e salsinsa.)
- 2 dentes de alho picados
- 150 ml de vinho branco seco. (eu usei um Chardonnay 2005)

- Molho -
-250 ml creme de leite
-1 colher de mostarda Dijon
- Salsa picada

Preparo do Coelho

1) temperar o coelho com sal e pimenta
2) Guardar os pedaços marinados no azeite, alho, alecrim e tomilho durante duas horas
3) Puxar no azeite até dourar, retirar e colocar numa assadeira
4) Colocar na frigideira: alho, cebola, cenoura, bouquet garni e refogar. Depois, juntar ao Coelho.
5) Desgelar vinho branco e colocar em cima do coelho
6) Cobrir com papel alumínio e cozinhar no forno a 160°C por 1h30m (a temperatura minima do meu forno é 180ºC, então deixei apenas uma hora.)

Preparo do Molho
1) Retirar o coelho do molho de cozimento e guardar
2) Reduzir o caldo à metade e colocar o creme de leite
3) Finalizar com a mostarda e a salsa picada
4) Regar o coelho com o molho

No fim, puxe um talharim em um bocado de manteiga e sirva ao lado do coelho.



Espero que vocês gostem.