quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Hambúrguer de fraldinha, cebola roxa caramelizada, catupiry e “a famosa maionese".



Antes de cozinhar com tanta freqüência, eu costumava pedir muita comida em casa. Na primeira vez que vim morar em São Paulo, morava no Itaim e, quase todos os dias, pedia um sanduíche de uma famosa hamburgueria da Joaquim Floriano, que leva quase o mesmo nome da rua. Hoje, com menos frequência, continuo apreciando os sanduíches de lá, de uma outra lanchonete "da nossa cidade” e de uma outra rede dos anos 60.

Mas fazer suclento um hambúrguer caseiro tem MUITO valor. Você escolhe a carne de sua preferência, seleciona os ingredientes e faz ao seu modo.


Hambúrguer de Fraldinha
Rendimento 3 porções

450g de fraldinha moída
1 cebola roxa
Catupiry
Alface crespa ou americana
Sal q.b.
Pimenta do reino moída na hora
3 pães de hambúrguer

Preparo
Cada um faz hambúrguer com a carne que prefere. Acho que a fraldinha mantém o sabor e a maciez necessária pra um hambúrguer alto, bem melhor do que o patinho que costumam vender moído nas bandejinhas. Então é melhor pedir pro açougueiro moer uma boa peça de fraldinha na hora. 2 vezes, se possível. Peça para ele limpar os nervos, mas não deixe ele tirar toda a gordura da carne. Um pouquinho de gordura vai manter sua carne macia e gostosa.

Eu costumo temperar um pouco a carne antes, colocando muito pouco de sal e pimenta do reino na massa de carne resfriada e dar uma leve misturada (sovada). Depois, faça 3 bolas de 150g de carne. Eu costumo usar um aro para moldar hambúrgueres mais altos, mas você também pode amassar as “almôndegas” com a palma da mão. Coloque para resfriar um pouco na geladeira para manter a forma antes de levar à grelha, para que ele não se desmanche. Agora sim, tempere por fora com sal e pimenta e leve por aproximadamente 2 minutos de cada lado a uma grelha bem quente para um ponto mal passado, rosado por dentro. Para bem passado, 4 minutos de cada lado, porém você perde um pouco da suculência da carne.

Nota:
Achar um bom pão hambúrguer não é fácil, mas quem procura sempre acha. Vale a pena investir em um pão que não seja seco, massento.

Aí é montar do jeito que você mais gosta. Tente lembrar do seu hambúrguer preferido de alguma lanchonete e use os mesmos ingredientes. Eu deixei fatias de cebola roxa caramelizarem na manteiga, coloquei sobre a carne e adicionei catupiry e alface.



Ia esquecendo. A tão esperada receita da maionese temperada.

Galera, não tem segredo.

1 ovo grande
1 xícara de Óleo de soja
2 colheres de sopa de azeite
Salsa picada
Suco de 1/4 de limão
1 dente de alho pequeno.
Sal
1 pitadinha leve de pimenta do reino

Pique bem a salsa e, com um mixer de mão, bata um pouquinho com o azeite, o ovo e o alho. Muito rápido, para o calor não cozinhar o ovo. Aí é colocar o limão, sal e pimenta e ir batendo, acrescentando o óleo (tem que ser de soja) em fio até atingir o ponto ideal de maionese. Batendo a salsa desde o começo, ela fica verde e lisinhaSe for um dente de alho grande, use meio, senão fica forte demais.

E para quem sentiu falta de uma batatinha frita, segue uma dica da Alê Blanco, do Comidinhas.

Bom apetite.