Essa vai especialmente para meus amigos de Fortaleza, Alex e Deubia. É uma receitinha bem gostosa, do tipo TRIVIAL. Eles batizaram carinhosamente esta marinada de “melequinha do Leo” (antes estava postado como "gororoba", mas o meu amigo Maranhão corrigiu prontamente). Eu preferi dar um nome diferente na tentativa de dar mais respeito prato. Mas na boa, de tão simples, nem merece tanto. Chamem como quiser.
Não sei se vi esta receita em algum lugar. O fato é que, num dia qualquer, eu estava fazendo um churrasco em casa e fui colocando um monte de coisas numa panela e marinei o frango antes de colocar na grelha. E o resultado ficou ótimo.
Dificuldade: facílimo, até o Alex conseguiu fazer.
Ingredientes:
- 1 kg de coxinhas da asa de frango (drumetes)
- 300 ml de shoyu
- 1 lata de cerveja
- Mostarda
- 4 colheres de sopa de mel de abelha
- suco de 1 limão grande
- Pimenta do reino.
Modo de fazer:
Tempere as coxinhas descongeladas com pimenta do reino a gosto.
Misture em uma tigela o shoyu, umas 4 colheres de sopa de mostarda, o mel, o limão e mexa bastante. Acrescente a cerveja e mexa mais para dissolver completamente o mel. Depois jogue tudo por cima do frango em um recipiente fundo, de modo que cubra as coxinhas. Essas medidas não são “exatas”. Você pode colocar um pouco mais, ou menos, de acordo com o seu gosto.
Deixe marinar por 2 horas.
Agora é só retirar as coxinhas uma a uma e ir colocando na grelha, virando de vez em quando para assar por igual e regando cada coxinha com 1 colher do molho sempre que virar. Elas ficam salgadinhas, mas levemente adocicadas.
E bom churrasco.
Ps1: Você pode fazer essa receita no forno. É só colocar as asinhas numa assadeira e colocar um pouco do molho, sem cobrir, senão elas vão cozinhar em vez de assar. De vez em quando, dê uma viradinha nas asinhas e regue com o molho que já está na assadeira. Leva mais ou menos 45 minutos de forno alto para ficar pronto.
Ps2: Você também pode usar açúcar, Karo, melaço de cana...só não vale adoçante, que além de amargar, dá câncer (uma teoria minha, quase comprovada pela ciência).
Nenhum comentário:
Postar um comentário