segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Spaghetti com camarões e pesto leve.
Cozinhar para os amigos é sempre muito bom. E quando é de surpresa, então, melhor ainda. Saí pra dar uma volta de bicicleta (é, bicicleta, acredita?) no Ibirapuera e, na volta, passei por acaso em frente a casa do meu amigo Adriano Panda. Não costumo aparecer sem avisar na casa dos outros, mas fazia tempo que não o via e gostaria de dar um abraço no casal Panda e Lays. Ela não estava, o que justifica os 30 segundos para a primeira cerveja ser aberta. Conversa vai, conversa vem, a Lays liga e diz que tem uns camarões (gigantes, daqueles que ganharam a briga, sabe?) na cozinha e ela poderia passar no supermercado para comprar algo. Prontamente pensei em fazer um pesto com camarões e linguine. Linguine não tinha, mas isso é apenas um detalhe. Guto, outro amigo que também passava por ali acabou parando e aproveitou da surpresa.
Esse prato é muito, muito simples. Camarões frescos e grandes, uma boa massa, um bom queijo e um bom azeite. Claro que você pode adaptar, mas a diferença está na escolha de bons ingredientes.
Salteando os camarões.
No fogão.
Concentrado.
A dona da casa.
Mesa posta.
Meu copo de cerveja, Guto e o casal de anfitriões Lays e Panda.
Spaghetti com camarões e pesto leve.
4 porções
32 camarões grandes descascados
1/2 pacote de massa grano duro
1 maço de manjericão fresco
1 e 1/2 cabeça de alho
Queijo Grana Padano em lascas finas
Castanha de caju picada
Sal
Pimenta do reino
1/2 xícara de azeite extra virgem
Corte um bom punhado de manjericão e o alho bem pequenos. Com um pilão, amasse as folhas junto com azeite e o alho. Misture as castanhas de caju trituradas e pile mais um pouco. Coloque um pouco de queijo ralado e prove. Corrija o sal. Esse pesto é para ficar leve, para não esconder o gosto dos camarões. Mas você pode colocar mais manjericão ou alho se preferir.
Cozinhe a massa até ficar al dente em água e sal.
Tempere os camarões com pimenta do reino e pouco sal. Passe eles pelo pesto para completar o tempero.
Esquente bastante uma frigideira antiaderente. Coloque um fio de azeite e salteie um terço dos camarões. Se você colocá-los todos ao mesmo tempo, vai baixar a temperatura da frigideira e eles irão cozinhar em vez de dourar. Nunca deixe os camarões muito tempo na frigideira. Eles ficarão duros, borrachudos. Camarão é tão delicado que, quando bem fresco, seu ponto deve ser mais do ponto para o cru do que pro bem passado. Isso garante a maciez.
Escorrida a massa, adicione os camarões e o pesto nela ainda bem quente. O pesto não deve ser aquecido na panela, apenas com o calor da massa. Finalize com lascas de Grana Padano, que você pode tirar passando uma faca afiada na lateral do queijo, ou com um fatiador.
Bom apetite.
Ps: Vale mencionar que a Lays é uma arquiteta de mão cheia, tem uma das cozinhas mais bonitas que eu ja vi e uma mesinha no jardim, onde comemos e tomamos um Tinto de Verano. Num dia de sol, com amigos, não tinha como o clima ser mais perfeito.
Ps2: Fotos de Adriano Panda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Sua camiseta do Brasil tá ao contrário.
Coloca a foto original ai.
Opa, ficou legal o post.
A foto não está ao contrário, é que a cozinha tem um espelho grande na parede que fica atrás do fogão.
Valeu pela visita, Leo. A casa é sua.
Abraço.
Panda
belo almoço, leo!
temos que marcar outros desses...
abs
Guto
Olá,
Meu primeiro comentário, mas to sempre lendo, parabéns pelo blog.
Muito legal cozinhar pra amigos. Muito bacana excercitar a amizade. As fotos ficaram bem legais.
Abração
Léo, essa massa deve ter ficado divina; essa combinação me deixou faminta às 10h30 da manhã de uma segunda-feira!!!
Beijo e ótima semana!
Roubei a receita!
Cláudia Falcão
Postar um comentário