segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Almôndegas de cordeiro com linguine ao molho rústico de tomates, azeitonas pretas e rúcula.




Já fiz essa massa em outras ocasiões. Tinha provado com o pessoal da agência, almoçando num italiano chamado La Pasta Gialla, no Itaim. Mais uma vez resolvi “adivinhar” a receita e misturar com umas coisinhas que eu tinha em casa.

Como eu ia fazer uns kebabs na casa de um grande amigo (próxima receita), tinha comprado carne de cordeiro moída. Achei que ficaria perfeito com a massa se fizesse umas almôndegas. Digamos que é uma macarronada de domingo, um pouco mais incrementada.

Um prato totalmente rústico e muito bom. Vale a pena tentar.

Para 4 pessoas

500g de carne de cordeiro moída.
Sal
Pimenta do Reino
1 gema de ovo
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
Azeite ou oleo para fritar.

8 tomates pelados (ou 2 latas de tomates pelados)
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa de azeitonas pretas cortadas
1 taça de vinho tinto seco
Folhas de rúcula a gusto

1 pacote de linguine grano duro


Se você encontrar lombo ou pernil desossado de cordeiro, peça para moer. Eu encontrei alguns espetos de kafta de cordeiro prontos, descongelei, desmanchei e temperei do meu jeito. O problema do espetinho de kafta congelada é que vem temperado com pimenta síria e cominho, o que desvirtua um pouco a receita. Mas confira os ingredientes do tempero no pacote antes de comprar. Se for temperado com creme de cebola e hortelã, tudo bem.

Adicione o alecrim, pimenta do reino, um pouco de sal e a gema do ovo. Misture bem e faça 12 bolinhas médias. Frite em azeite de oliva ou oleo, dourando de todos os lados. Vai ficar um pouco cru no meio, mas você vai terminar de cozinhar no próprio molho de tomates.

Com uma faca, faça um X na parte de baixo dos tomates Tire a pele dos tomates mergulhando em água fervente por alguns segundos. Corte grosseiramente, com sementes e tudo. Ou abra duas latas de tomate pelado e corte grosseiramente, deixando pedaços irregulares.

Refogue a cebola com azeite, acrescente o alho picado e os tomates, com o líquido que havia na própria lata. Refogue e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o vinho e deixe cozinhar por uma hora, completando com água caso seque demais. O ideal é ficar um molho bem grosso mesmo, com alguns pedaços. Nos últimos 20 minutos, coloque a azeitona e as almôndegas. Desligue o fogo, coloque um bom punhado de rucula cortada, mexa e tampe.

Cozinhe o linguine em água fervente com sal até ficar al dente. Misture com o molho e sirva com as almôndegas por cima.

5 comentários:

Claudia disse...

Ficou lindo as almôndegas com pasta. Aqui neste canto da Noruega tem um prato tradicional feito com os mesmo tipo de bolinhas de carne de cordeiro e é bem fácil achar a massa de carne pronta para fazer as bolinhas em casa, principalmente na "época" tradicional para se comer cordeiro que é agora, no outono do norte. Com pasta é bem legal sempre. Sucesso total com as crianças.

Bj,

C.

Paula Labaki disse...

Adorei...adoro cordeiro e vou fazer com certeza.
Um beijo
Paula Labaki

Luciana Macêdo disse...

Gostei da combinação da massa e almôndegas de cordeiro,o próprio prato de domingo.
Bjs!

Lorena Bezerra* disse...

Tá de casa nova!?! iei!!
Agora sou uma seguidora!
=D

cronicas gulosas disse...

Cara, adorei. Comi recentemente um prato parecido, num restaurante de um chefe que adoro (ABC Kitchen, do Jean Jorges ) e ele temperava as almôndegas com raspas de limão e bastante estragão fresco. Vou juntar a sua receita com a lembrança do prato dele, e vou me dar bem!abs